terça-feira, 21 de abril de 2009

futilidade

Se você pesquisar no Orkut comunidades com a palavra "futilidade", vão aparecer mais de 50. Mas o mais engraçado é que as pessoas que estão nessas comunidades, na maioria das vezes, nem sabem o que quer dizer futilidade e provavelmente se comportam de um jeito fútil e só estão nessas comunidades pra poder fazer uma média.
Enfim... Futilidade s.f. : atividades, conversas ou sentimentos vazios que não levam a crescimento algum. A palavra futilidade se refere à falta de valor, sem importância, vulgar, banal, sem sentido, sem nexo, sem noção, vazio. Pode-se ainda dizer que futilidade é ninharia, tolice, vaidade, vanidade, etc.
Um exemplo são aquelas pessoas que são bonitas e sabem disso, mas que, por isso, se sentem superiores às outras. Melhor ainda são aquelas que nem bonitas são, mas que quando alguém critica, apenas dizem "ah, é inveja". Seja a pessoa considerada feia ou bonita (porque isso não cabe a mim julgar), acho ridículo o fato de ela pessoa "se achar", seja pelo que for. Ninguém é superior a ninguém.
Isso me lembra uma parte do livro 'O pequeno príncipe' (que apesar de aparência e textos considerados "para crianças", é, de longe, um dos melhores livros que já li), em que conta a história de um vaidoso e no final diz "para os vaidosos, todos são admiradores". E é bem assim mesmo. As pessoas ficam cegas. Não vão em busca daquilo que realmente tem valor e ficam se importando demais com elas mesmas. Mas se alguém diz a elas que o que estão fazendo é errado, nem dão ouvidos, afinal, todos morrem de inveja e por isso querem ver ela no chão.
Não vejo a menor graça em pessoas convencidas. O cara pode lindo por fora, mas algum conteúdo ele precisa ter. E o interessante é que a maioria das pessoas extremamente bonitas são também extremamente burras. Mas isso também é bem culpa da sociedade. É aquela coisa do tipo "sou bonita, não preciso de mais nada pra subir na vida" ou "sou feio, o jeito é estudar e me tornar culto".
Alguns amigos me zoam, porque minha definição de beleza não é das mais comuns. Homens cobiçados não me atraem. O comum não me atrai. Se eu digo que não acho tal mulher bonita, não é inveja, é sinceridade. Vejo mais a beleza de uma pessoa no caráter dela do que no externo.
Saí um pouco do tema, mas tudo isso que falei tem certa conexão com futilidade. Qualquer coisa desnecessária e superficial é fútil. Qualquer pessoa que julga mais o externo que o intelecto, é uma pessoa fútil. O que mais me assusta é que "futilidade" é um substantivo feminino e, convenhamos está nos genes femininos também. Só espero que isso não me afete um dia ._.

3 comentários:

  1. LOL Quando eu leio nesse blog a minha visão fica listrada 8D
    Mas falando sobre o assunto, não se preocupa, a maioria dos substantivos são femininos (a independência, a vaidade, a luxúria, a preguiça, a coragem, a emoção), mas os adjetivos, que descrevem realmente, são sem gênero (ela/ele é fútil, ele/ela é independente, etc) ;D

    E eu me identifico muito e concordo com vc sobre o texto (: Não sei como faz pra ser considerado "normal", às vezes me acho muito bom, às vezes me acho horrível e perdedor, às vezes sei que faço e penso em muita coisa fútil, mas gosto dessa minha inconsctância =x. (q?)

    ResponderExcluir
  2. ameii! eu sempre achei legal esse pensamento seu de nao seguir tendesas comuns e futeis!

    ResponderExcluir
  3. Indiquei seu blog para dois selos que ganhei,
    Da uma olhadinha no meu blog, nunca gostei de selos
    Mas dessa vez curtir esse!
    O link para facilitar: http://pseudocliche.blogspot.com/2009/10/selinho.html

    ResponderExcluir