sábado, 7 de março de 2009

Padrões sociais


Nem sei direito como começar esse post, porque ele foi resultado de pensamentos e conversas de MSN... e é aquela coisa: se eu não anotar, esqueço tudo. Enfim, tentemos.
Muitas das pessoas que converso hoje, eu acabei conhecendo através de outros amigos. Mas uma boa parte eu conheci pela internet. Aí, na maioria dos casos, chega aquele momento de conhecer pessoalmente. O que acontece? Bate o medo de não ser aceita, principalmente quando a pessoa é alguém que você considera e gosta muito (sim, por MSN isso é possível). Aí começam as paranóias* de "ah, fulano não vai me aceitar como eu sou". Aí parei pra pensar o porquê de isso acontecer. Cheguei à conclusão seguinte: como eu não sou uma pessoa que se encaixa perfeitamente nos padrões impostos pela sociedade (magrela, peituda e de bunda grande), acabo me sentindo rejeitada mesmo antes de saber a opinião da tal pessoa.
Existem várias pessoas que conheci por internet e que converso hoje em dia, mas isso pra mim não basta pra que eu me sinta menos insegura. Porque quando a auto estima é do tipo da minha, o pensamento é sempre o seguinte "não, mas no caso tal eu dei sorte, mas nem todas as pessoas pensam como o fulano". Deu pra pegar a linha do raciocínio?

No meu caso por exemplo, quando eu gosto do jeito de uma pessoa, ela pode ser o que for, que eu já gosto dela e pronto, porque pra mim vale mais o que a pessoa é do que a aparência que ela tem. Mas mesmo as pessoas me dizendo que também são assim, é difícil acreditar. Dá aquela impressão de que a pessoa só diz isso para eu não me sentir mal. Enfim, se estiver saindo alguma coisa sem lógica no post, alguém me avise, porque virei a noite acordada e o sono é uma espécie de etanol pra mim.
Eu quis postar isso aqui porque tem muito a ver com futilidade o fato de a sociedade impor esses padrões e esquecer que as pessoas também tem a tão falada "beleza interior". Aí no fim das contas, quem não se considera "perfeito" (e na maioria dos casos isso acontece com mulheres, porque a maior parte dos homens olha muito mais o externo) acaba se fechando cada vez mais, ficando cada vez mais em casa, por medo de se expor e ser tachada de ridícula.
Muitas das diferenças que tenho não me incomodam, como roer unhas (a única questão relevante de ter unhas grandes é estética), usar roupas "não-tradicionais" (e olha que na cidade-ovo que moro, o tradicional é bem tradicional), ouvir músicas que ninguém mais da minha cidade conhece (isso eu até acho bom), achar beleza em pessoas que ninguém mais acha, não agradar de amizade com mulheres (salvo raras excessões, porque quase todas são frescas e fúteis ao extremo) e outros etcéteras mais. Mas em algumas coisas... exemplo: meu sonho é ser magrela e branquela. Branquela já fui, mas o verão não me permite mais.
Então pra não estender demais, porque preciso dormir, a questão que quero deixar como "ponto de discussão" é essa maldita invenção ridícula de padrões que acabam tirando o valor daquelas pessoas que possuem muito mais qualidades do que as "pessoinhas perfeitas" que aparecem na tv. É como dizem: não somos de plástico. Devemos aceitar cada um como é, desde que isso não nos prejudique em nada, claro.
Acho que é isso. Hahaha... nada mais a declarar. Bom fim de semana pra quem ler o post. \o/


*Fiquei em dúvida se a palavra "paranóias" tinha acento por causa da maldita e inútil reforma ortográfica. Então deixei como era.

Um comentário:

  1. Gostei muito do post x)

    Eu já conheci uma renca de pessoas pela net, já até namorei (e casei SAHIUHEUHA LOL oi)... além de já ter conhecido cerca de umas 13 pessoas ao vivo =D

    No começo eu tinha exatamente o medo de me julgarem pela aparencia também, mas acabei descobrindo q nem sou tão feio 8D.

    En~toa o que eu tenho medo agora é que a minha personalidade seja estranha demais. Às vzs penso uma piada e não falo por medo de rejeição, não pergunto nem converso alguma coisa por timidez, coisas assim x)

    Claro que as pessoas que eu conheci ao vivo foram beeem "selecionadas", conhecia há tempos e sabia que não ia dar nada errado, mas ainda existe o medo :B

    Acho que justamente o que a sociedade impõe é que SOMOS feios e podres por dentro. Numa primeira impressão desconfiamos, duvidamos, às vezes maltratamos e achamos que somos feios, etc e tal. Mas a gente só precisa dar uma chance e aproveitar cada oportunidade (:

    Porque talvez ela não apareça nunca mais ;)

    E se alguém nos rejeitar, eles não sabem o que perderam :D

    ResponderExcluir